quinta-feira, outubro 19, 2006

MPB para crianças

Outro dia fui com um amigo comprar o presente de aniversário de 13 anos da sobrinha dele. O pedido: um DVD dos "Rebeldes".

Bom, eu sou um jovem velho que passou a infância mais tenra entre o final da década de 80 e o começo da de 90. Se considerarmos que o dia da primeira ereção/masturbação marca o fim da infância na vida do menino, podemos dizer que até por volta de 14 anos eu era potencial consumidor de programação infantil na tevê e de produtos juvenis nas lojas e supermercados.

Tá, tá bom, mas e daí? Oras, num surto de saudosismo que tive esses dias, comecei a rememorar a que tipo de coisas a gente da minha geração estava exposta na infância. E vale fazer aqui menção de um tempo bom que passou e não volta nunca mais.

Primeiro as coisas mais remotas, como as tevês sem controle remoto. Programa da Xuxa toda manhã. Eu assistia todo santo dia e hoje me pergunto: "Como conseguia?"

LPs diversos: Fofão, Trem da Alegria, Balão Mágico, Jairzinho e Simony (na época em que não saía por aí engravidando de detentos e jogadores de futebol), Serginho Mallandro e Xuxa. Os famigerados "Xou da Xuxa" que, constatei estupefato, foram lançados em CD e estão à venda nas Americanas.

Mas, em especial, minha infância foi marcada por dois disquinhos (o "inhos" aqui não se trata mimosidade de linguagem não, eram disquinhos mesmo, daqueles pequenos): "A história da Cigarra e da Formiga cantada", num disquinho verde. E o sensacional LP do Topo Gigio. E aí vem a genialidade da coisa toda: Topo Gigio cantava, com voz arrastada, numa levada meio bossa-novista - como se a versão nacional desse simpático ratinho fosse natural da Boa Terra - dois clássicos da MPB. Muito famosa na voz de Wilson Simonal, "Meu Limão, Meu Limoeiro" - de domínio público e adaptada por Renato Teixeira - arrancava risos meus, de minha avó, de minha mãe e de quem mais parasse pra ouvir. E "Chove Chuva" do Mestre Jorge Ben que, na época, em nem sabia de quem se tratava, era outra música que o Topo cantava. Olhando hoje em dia, eu acho isso de uma sofisticação incrível! Porque as músicas para crianças tem que ser sempre aquelas coisas idiotizantes como "meus dedinhos/ onde estão?/aqui estão!" e outras músicas sobre cores e partes do corpo?

Poxa vida!, eu tinha uns 4, 5 anos de idade, mas entendia perfeitamente o dilema de um roedor que não queria que chovesse porque senão iria molhar a amada dele. Entendia também seu apreço pelo pé-de-limão: sim, eu era criança que brincava perto de árvores.

Depois cresci mais e aí veio o Rá-Tim-Bum, programa infantil hiper-premiado da TV Cultura e precursor de uma linha sensacional de programas educativos que essa emissora desenvolveria a seguir. Claro que, assistindo hoje, às vezes ele me soa educativo até demais. (Mas não importa, porque mesclávamos o educativo caga-regras com os politicamente-incorretos de entretenimento: Chaves, Trapalhões, Pica-Pau, Tom e Jerry, etc). O que realmente chama a atenção é a trilha sonora:


1 Rá-tim-bum [Abertura]

(Edu Lobo)
Interpretação: Boca Livre

2 Acalanto

(Edu Lobo - Paulo César Pinheiro)
Interpretação: Caetano Veloso

3 Preguiçosa

(Edu Lobo - Paulo César Pinheiro)
Interpretação: Joyce

4 Bandeira do Brasil

(Edu Lobo)
Interpretação: Orquestra / Coro Infantil

5 Eu fui no Tororó - Atirei o pau no gato

(Folclore)
Interpretação: Coro Infantil

6 Salabim

(Edu Lobo - Paulo César Pinheiro)
Interpretação: Maira

7 Bate boca

(Edu Lobo - Paulo César Pinheiro)
Interpretação: Quarteto do Edgar

8 A família

(Abel Silva - Edu Lobo)
Interpretação: Zé Renato

9 Minha sereia

(Edu Lobo - Joyce)
Interpretação: Edu Lobo

10 Sete cores

(Edu Lobo - Paulo César Pinheiro)
Interpretação: Jane Duboc

11 A refrescante sensação

(Cláudia Dalla Verde - Flávio Souza - Edu Lobo)
Interpretação: Coro

12 Sexy Sylvia

(Edu Lobo - Joyce)
Interpretação: Rosa Marya Colin




"Acalanto" é uma música linda que embalava um quadro que nunca saiu da minha cabeça, em que um menino dormia e a cama dele então flutuava pelo espaço sideral ao som da canção. Desde aquela época eu já gostava da voz do Caetano Veloso.

"Minha Sereia" era de um quadro em que o pai ia com o filho à praia e então contava para o menino a estória do dia em que ele viu uma sereia. E, evidentemente, se apaixonou por ela.

Mas o destaque mesmo, a coisa que eu mais curtia, era o trava-língua que era cantado num quadro do programa freneticamente por quatro tiozinhos que - hoje descobri - formam o Quarteto Quatro Por Quatro. A música que cantavam era essa aqui:


Bate boca
(Edu Lobo - Paulo César Pinheiro)

Boróbodo papará papará
Papará papará papará
Papará já...
Papo sopapo sapato
Sopapo papão pão pão pão
Olha aí gente!
Todo mundo
Abrindo a boca pra cantar o bate-boca
mla-mle-mli-mlo-mlu
Bra-bre-bri-bro-bru
bla-ble-bli-blo-blu
Agora tomando fôlego:pra-pre-pri-pro-pru
Pra quem é bom de bate-boca
Pessoal vamos brincar o nome
Dessa brincadeira é trava-língua!
Quem for errando sai da roda
Vamos lá que a confusão vai começar
O peito do pé do pobre padre padre Pedro é preto
Tem um tigre, tem dois tigres
Tem três tigres tristes
Num ninho de mafagafo
Cheio de mafagafinhos
Desmafagador será quem os desmafagar.

E na grade da gruta um grupo grande
De gringo gripado
Grande gruta grade grega gringo grogue

Olha eu quero ver qual de vocês
Consegue agora repetir tudo outra vez (BIS)

Isso é bate boca
É bate beiço
É quebra queixo
É trinca dente
É troca-tudo
É trava-língua
Pessoal vamos brincar
Vamos ver quem pode falar tudo que eu mandar
Vamos tomar fôlego que é pra recomeçar
Vamos ver quem pode falar tudo que eu mandar
Vamos tomar fôlego...

O rato roeu roupa real do rei Raul de Roma
Sapo seco e sapo safam num saco de sapo
Quando a paca empaca, capa a pacae faz paca capada
Traga o prato, apronta o prato
Que esse prato atrai
Velha da bochecha murcha
Moça da bochecha inchada
Toco podre, toco cru pegando fogo

Olha eu quero ver qual de vocês
Consegue agora repetir tudo outra vez (BIS)

Isso é bate boca
É bate beiço
É quebra queixo
É trinca dente
É troca-tudo
É trava-língua
Pessoal vamos brincar
Vamos ver quem pode falar tudo que eu mandar
Vamos tomar fôlego que é pra recomeçar
Vamos ver quem pode falar tudo que eu mandar
Vamos tomar fôlego...

Boróbodo papará papará
Papapá papará papará
Papará já...
Papapa papapa papapa
Papapa papá

O gringo grogue
Troca tudo
O sapo seco
Morde beiço
O mafagafo
Capa a paca
O padre Pedro
Trava língua
O pé do tigre ficou preto
O rato safo rói o toco
E o rei Raul mordeu a veia
E o cochicho deu bochecho
E a veinha bochechou
Um chá de bucho
E a bochecha desinchou
É morde beiço
É quebra queixo
É trinca dente
É troca tudo
É trava língua
É bate boca!
Nhé nhé nhé nhé nhé (paramranrã)

Pois é. Agora comparem:
Antigamente: Edu Lobo, Paulo César Pinheiro, Jorge Benjor, Jane Duboc, Joyce, Caetano Veloso, Abel Silva.
Atualmente: Rebeldes.
Essa geração atual está fodida.

7 Comments:

Blogger Vida Bandida said...

Fudida e mal paga como diz minha mãe.
Menino do ceu, o que deu em vc e no André? Pra eu conferir o post de vcs todinho vou ter que parar de comer, estudar, dormir...
Mas tá uma delicia, deu saudade!
Sim.. deixa eu te contar uma coisa.. tu acredita que tenho trauma do castelo ra tim bum prq na tv lá de casa não pegava o 5. Depois minha mãe diz que não entende prq sou assim.
hehe...
Bjo!

outubro 20, 2006 9:48 AM  
Blogger A. Diniz said...

Antigamente, assim como na política, artes e tudo o mais, as coisas eram bem melhores.

Tinham mais técnica e conteúdo.

Maldito 1977.

outubro 20, 2006 6:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Deu até saudades da minha infancia... alias, me surpreende nao teres virado musico! Eu sempre ficava fissurada nos personagens e relacionamentos dos programas infantis da minha epoca e tornei psicologa! hehe
Juro que nao lembro quase nada das trilhas sonoras!

Bom final de semana!

outubro 20, 2006 7:38 PM  
Blogger Pedro Henrique said...

Bom, confesso que o momento saudosista não está muito em alta na minha mente ultimamente. Sim, eram bons tempos, mas meio que deixei de ficar mentalizando sobre esse assunto.

Bom, nada contra os Rebeldes. Afinal, os anos 80 tbm tinha muita porcaria... rs...

Mas é um belo post!!!!! Rá-tim-bum é um cRássico, e a trilha sonora das antigas fazia toda molecada cantar, num tinha jeito!

Abraço!

outubro 21, 2006 2:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sabia que saiu um cd do Metallica com cantigas de ninar? Da hora...
Pois é, a molecada de hj tá perdida mesmo, uma tremenda inversão de valores.
Bjus Rafinha!

outubro 23, 2006 10:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

realmente... pobres crianças de hj em dia... =/
tenho mta saudades desses tempos... adorava assistir rá-tim-bum!!!
beijos

outubro 25, 2006 10:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

ah, outra coisa... soh agora vi um comentário seu no meu blog perguntando como se posta video do youtube no blog... entao, qdo vc abre um video no youtube, do lado direito tem duas caixas de texto: uma com o link direto para o video (URL), e outra escrito: "embed". eh soh copiar o q tem nessa caixa e postar no seu blog!!! :)

outubro 25, 2006 10:19 AM  

Postar um comentário

<< Home