quinta-feira, janeiro 05, 2006

Dois contos frescos (ui!)

Vísceras retiradas


Decidi que atiraria sempre a primeira pedra. E antes que alguém me ferisse, eu machucaria primeiro. Nada de dar brecha para que me atacassem, para que localizassem meu ponto fraco. Não! Eu pleiteei ser invulnerável. Sabia que a intenção deles era, mais cedo ou mais tarde, subir nas minhas costas para enxergar além do muro. Como o quadro que meu (falecido) tio pintou: "o negrinho vê o sol por trás do muro". Mas eu não seria o negrinho. Eu seria o senhor de mim mesmo e dos outros. No fundo, eu sempre quis o poder.

***

Para ofender o pobre, diga-lhe que ele é ladrão.
Para ofender o rico, diga-lhe que ele é pobre.
Para ofender o vaidoso, diga-lhe que ele é feio, ou burro, ou bobo, ou dispensável.
Para ofender o desgraçado não basta dizer algo. É preciso bater nele com um porrete.

***
A moça declarava seu amor enquanto o seu amado açougueiro retirava tripas de um novilho na sua frente. Junto com sua paixão incontida misturava-se a ânsia de vômito e o desejo de recuar. Mas ao mesmo tempo, sentia também um fascínio voraz que a impelia para aquele bárbaro, sujo de sangue como um velho caçador e fedido como um búfalo abatido. Imaginava ser penetrada depois por um pênis avantajado e sentia prazer em pensar que seria a primeira da família a gozar os prazeres da carne, pois sua mãe e suas irmãs mais velhas eram claramente infelizes. Recusara-se a vários paspalhos a fim de chegar ao objetivo de gozar com um homem de verdade. Os pais, conservadores e tradicionalistas, não podiam permitir que ela se unisse a um boçal que vivia de separar vísceras de boi. Expulsaram-na de casa, sem ter alternativa. Ela foi ter com Lupicínio, o açougueiro agigantado, que ficou surpreso com seu pedido de aceitá-la como companheira. Viveram bem por muitos dias. Ele chegava cansado do trabalho e, dia sim dia não, tomava um banho. Depois, suando em bicas e exalando um cheiro forte de touro, agarrava-a com força e a abraçava a ponto dela pensar que seus ossos se partiriam. E como ele fodia! Ah! As noites pareciam curtas para tanto prazer.
O consumo de carne no açougue em que trabalhava Lupicínio aumentou muito por esse tempo. Fingindo-se horrorizadas, as senhoras da vizinhança queriam ver com quem estava vivendo a "filha de Dna. Maria Amélia". Observavam por muito tempo Lupicínio batendo com força na carne de segunda para amaciá-la. Depois saíam do estabelecimento resmungando sobre a indecência que pairava no bairro e sobre aquele tipinho asqueroso que devia estar numa prisão e não num açougue.
Com efeito, as velhas tinham um quê de profetas. Pouco tempo depois, após uma transa, Lupicínio matou a companheira asfixiada com um travesseiro. Foi detido e, dizem as más línguas, currava pelo menos seis companheiros por dia na carceragem. A mulher morta foi submetida à autópsia e os legistas assustaram-se (e divertiram-se) com o grau de dilatação de seu ânus.
***
A Segunda Chance
Perdera tudo no jogo. Inclusive a dignidade. Foi pedir abrigo na casa do irmão.
- Entre sem fazer barulho, os meninos estão dormindo.
É importante dizer que esse irmão o detestava. Só não lhe bateu a porta na cara por consideração à falecida mãe. Mas o que dizer do Olavinho? Era um cretino. A mãe (santa mulher!) lhe deixara a casa em que viviam. Pois ele a perdeu no jogo! As economias que juntou antes de ser demitido do emprego também foram gastas da mesma forma. E um vício nunca vem sozinho: Olavinho agora bebia como um gambá. Adalberto pensou que devia dar um jeito na situação logo, pois não queria um traste daqueles em sua casa dando mal exemplo para seus filhos. No dia seguinte - Olavinho sóbrio - conversaram à mesa do café da manhã:
- O que aconteceu?
- Bom, Beto... Você sabe... Estou na sarjeta. Muitas dívidas. Tive de vender a casa...
- Não pensou duas vezes antes de se livrar da casa que era de mamãe, não é?
- Não tive escolha. Me meti com gente pesada. Podiam me matar.
A mulher de Adalberto fez cara de nojo e mandou as crianças irem se aprontar pra escola. Adalberto sorriu irônico. "Que patife era aquele!"
- Eu sei que você perdeu a porra da casa no jogo. Você pode enganar muita gente, mas não a mim que te conheço desde que você mijava na cama, Olavo!
- Beto, não te preocupa! Vou dar o fora logo! Só te peço uns dias, até eu me ajeitar. Eu vou sair do país. Vou juntar uma grana e me mandar pra Bolívia, ou pro Paraguai. Tenho amigos que podem me empregar por lá.
Cecília novamente fez cara de nojo. Olhou para Adalberto com uma expressão que dizia: "Não vou aguentar essa aberração aqui em casa por muito tempo!"
------------------------------------------------------------------------------------------------
Adalberto não conseguiu se concentrar no trabalho naquele dia. Havia saído de casa preocupado. Tinha medo de que a mulher tivesse algum problema estando sozinha em casa com Olavinho. Porque ele tinha certeza que o traste não sairia pra procurar emprego ou algo assim. Na certa estaria esparramado no sofá tomando sua cerveja. Ou sairia pela manhã para dar uma volta pelos bares do bairro para depois voltar para o almoço. E Cecília não era mulher de aguentar esse tipo de coisa. Temia chegar em casa e encontrar um bilhete dela dizendo que fora com as crianças para a casa da mãe.
De repente um pensamento ainda mais tenebroso lhe assombrou: e se Olavinho estivesse falando sério? E se existisse mesmo gente da pesada atrás dele? Podiam fazer mal à Cecília e às crianças! Tentou sair mais cedo do trabalho. Quando chegou em casa, tudo parecia estar normal. Cecília fazia o jantar na cozinha e as crianças brincavam na sala.
- Onde está o Olavinho?
- Não sei. Ficou fora o dia todo. Disse que ia arrumar um biscate por aí para fazer.
Os dias que se seguiram passaram da mesma forma. Olavinho ficava fora o dia todo e aparecia só à noite, para dormir. Não deu sinais de que tivesse bebido ou jogado naqueles dias. E para completar, ao fim da semana, chamou o irmão de canto e lhe entregou um macinho de notas:
- Olha, consegui essa grana fazendo uns serviços de pedreiro aqui no bairro. Se não acredita, pergunta pra velha aí da frente. Tua mulher também pode confirmar. Toma aí pra você, como forma de pagar minha estadia!
Adalberto olhou o dinheiro admirado, pensando que aquilo não podia ser verdade.
- Não quero. Guarda teu dinheiro. Você vai precisar quando sair daqui.
- Sabia que cê não ia aceitar. É um orgulhoso. Não importa. Vou deixar o dinheiro com a Cecília, pra ela fazer as compras da casa. O que sobrar dou pros moleques, afinal eles são meus sobrinhos e nunca dei porra nenhuma pra eles.
Adalberto não respondeu. Virou as costas e entrou no quarto. Só o que ele sabia é que Olavinho não podia continuar na casa.
------------------------------------------------------------------------------------------------
O fato é que passou-se um mês e Olavinho continuava morando com eles. Ao fim de cada semana, continuava dando dinheiro à Cecília e a geladeira da casa nunca esteve tão cheia. Nesse meio tempo não foi mais visto bebendo também e dizia-se até que ele era bem-quisto entre a vizinhança. Apanhava os sobrinhos no colégio e era visto sempre divertindo-se junto com eles. O único que ainda não se acostumara com a situação era Adalberto. Isso ficou nítido quando, durante um jantar, Olavo contou uma piada e todos à mesa se desmancharam em risos. Exceto Adalberto.
- Que foi, mano? Tá com algum problema?
- Não. Só acho que a vida é um pouco mais séria do que o jeito que você a encara.
- Pô, Beto! Não fala assim na frente dos meninos! Assim você assusta eles! Eles ficam trauamatizados pro resto da vida depois, sabia?
- Eles tem que saber desde cedo que a vida é uma coisa séria. Não quero eles em roda de jogo nem enchendo a cara por aí, nem fumando maconha.
- Acho injusto você dizer isso. Aliás, você é uma pessoa que nunca dá segunda chance pra ninguém. Esse é teu problema! E tenho dó da tua mulher e dos teus filhos... Eles que não pisem na bola com você!
- Escuta, Olavo: você não ia pra Bolívia?
- Adalberto! - exclamou Cecília.
Mas Olavinho se levantou da mesa, passou a mão na cabeça do sobrinho caçula que se assustara com a discussão e foi pra sala, onde se ajeitou no colchonete para domir. Cecília colocou as crianças na cama e, no quarto, conversou com Adalberto:
- Olha, eu acho que você tá sendo muito duro com ele!
- Duro? Cecília, você conhece esse cara! Ele é um traste! Um câncer!
- Ele é teu irmão!
- Irmão porra nenhuma! Minha mãe morreu numa pior e ele não fez nada. So apareceu depois pra pegar a parte dele na herança. É um bêbado, um degenerado!
- Ele mudou, Adalberto! Tá trabalhando, tá ajudando aqui em casa, gosta dos nossos filhos...
- Joguinho de cena dele, Cecília! Eu conheço muito bem esse idiota.
Cecília suspirou e, antes de se virar de lado para dormir, disse:
- Sabe de uma coisa? Acho que ele tem razão! Você não dá segunda chance pras pessoas. E um dia até eu vou me foder com você.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Adalberto não dormiu direito naquela noite e no dia seguinte não conseguiu trabalhar. Ficou pensando. E se Cecília estivesse certa? Todas as pessoas podem mudar. Olavinho podia estar tentando se regenerar. Ele havia sido muito duro. Mas, porra, era quase um milagre que um cara fodido por natureza como o Olavo se endireitasse de uma hora pra outra. Por outro lado, a circunstância de estar vergonhosamente dependendo de um irmão que sempre o detestou podia tê-lo motivado a ajeitar sua vida. E pensando bem, Olavo nunca fora má pessoa. Ele é que era um rude, duro, descrente na raça humana. Decidiu voltar pra casa e ter uma conversa com o irmão. Iria lhe pedir desculpas e tudo ficaria bem.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Quando chegou em casa, Adalberto se deparou com um estranho silêncio. Notou, porém, que a vizinha da frente percebeu sua chegada e se inquietou um pouco. O que poderia estar acontecendo? Aflito, entrou em casa procurando não fazer muito barulho. Estava armado (aliás, desde a chegada de Olavo à casa, passou a andar armado). Passou pela cozinha e pela sala, que estavam vazias. Ouviu barulhos vindos do quarto. Abriu a porta e ficou petrificado com o que viu: Olavinho e Cecília estavam na cama. A última coisa de que Adalberto se recordou depois foi a expressão de horror de Cecília, misturada com gritos e palavras que ele não apreendeu. E o vermelho do sangue espirrando em suas vistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Olavo e Cecília tinham razão: Adalberto era um homem que não dava segunda chance a ninguém.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pelo visto sua criatividade literária voltou...
Você e o André bem que podiam lançar um livro juntos... Os estilos estão parecidos!

janeiro 05, 2006 11:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom, cara!
Gosto do tom sarcástico...

Gostei dos dois!!!

Abraço!

janeiro 05, 2006 1:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olavinho Joselito, num sabe brincar, num brinca!!!!!! Belos contos, gostei mais do segundo, como vc deve ter percebido. Algo bem no estilo "A vida como ela é". Só faltam os atores! Abraço, meu caro!!!!

janeiro 05, 2006 7:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Li os dois contos e como sempre gostei mto. Jah sabe que acho que escreve mto bem! ^^
Bjos!

janeiro 06, 2006 7:34 AM  
Blogger Gabriela said...

Rafa, estou aki de novo para te parabenizar...
O poder da phoda, meu caro...
Bjss

janeiro 06, 2006 8:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

oiiii.. tudo bem?? cara, gostei mto do segundo conto.. mto bom mesmo.. tem certeza q vc q escreveu huahuauhauhahuaha.. to brincando, vc sabe q admiro mto o que vc escreve, e não esquece de dedicar o livro pros amigos hein? ;0)

janeiro 09, 2006 5:05 PM  

Postar um comentário

<< Home