quarta-feira, janeiro 11, 2006

Vou à Globo protestar contra o sistema. Deixe meu champagne do gelo!

Quem vê os Titãs hoje, tocando em especiais da Rede Globo e dando entrevistas para a MTV, talvez não os associe com os caras que eram uns vinte anos antes. Bom, muita pretensão minha seria dizer que eu me lembro deles vinte anos antes. Eu era um bebê vinte anos antes. No entanto, ouvindo as coisas antigas dos caras, percebi que essa música que eles lançaram agora - e que foi considerada o "grande protesto" de uma banda de rock contra esse governo mensaleiro que aí está ("Filho da puta! Bandido! Corrupto! Ladrão": um pleonasmo ambulante e os escândalo cretino pelo uso do palavrão) - não passa de estória da carochinha perto das letras que eles faziam nos anos 80. Tudo bem que eram letras panfletárias, até porque os Titãs aprenderam a protestar contra o sistema quando se conheceram no Colégio Equipe, uma escola de classe média alta de São Paulo. Mesmo assim, soa pesado demais - para que alguns estômagos aguentem - dizer: "Eu não gosto de padre /Eu não gosto de madre/ Eu não gosto de frei. /Eu não gosto de bispo /Eu não gosto de Cristo/ Eu não digo amém (Igreja - Nando Reis - 1986)".

Enfim, falo aqui de um álbum que considero - não só eu, mas muitos - o melhor da longa carreira dos Titãs. Cabeça Dinossauro. Letras ácidas falando da truculência da polícia (com a clássica frase "Polícia para quem precisa/ Polícia para quem precisa de polícia"), da Igreja, da Família ("Janta junto todo dia, nunca perde essa mania!"), enfim, de todos os valores "cristãos-burgueses-familiares-TFP". Um disco meio punk, em essência. O verdadeiro protesto dos rapazes do Equipe. Feito numa época em que protestar NÃO era sinônimo de SER OPORTUNISTA. Pelo menos não na forma em que isso se dá hoje, com tucanos posando de paladinos da justiça e Malufs sendo considerados bodes expiatórios.


Disco clássico dos Titãs, o "Cabeça" completa 20 anos de idade em 2006


Porrada (1986)
Arnaldo Antunes / Sérgio Britto

Nota dez para as meninas da torcida adversária
Parabéns aos acadêmicos da associação
Saudações para os formandos da cadeira de direito
A todas as senhoras muita consideração.
Porrada
Nos caras que não fazem nada.

Medalinhas para o presidente
Condecorações aos veteranos
Bonificações para os bancários
Congratulações para os banqueiros
Porrada
Nos caras que não fazem nada.

Distribuição de panfletos
Reivindicação dos direitos
Associação de pais e mestres
Proliferação das pestes
Porrada
Nos caras que não fazem nada.

Ciclope / Warner Chappell

2 Comments:

Blogger Gabriela said...

Uhuhuhuhu!! Vou estreiar...
Nada melhor do que acordar de manhã e ler um texto do Rafa... Q tão lindo passa sempre na minha pag pra ler minhas besteiras q não passam de uma auto-avaliação mimada, observada por meio do meu próprio umbigo....
Qto aos Titãs!! Plenamente, sem tirar enm por.... Caraca, cretinagem se corromper ao capital... Msm assim, vender disco ainda põe comida na boca da família e com certeza eles vão rezar na igreja para agradecer as graças alcançadas, com o suor do trabalho realizado.......

janeiro 11, 2006 8:10 AM  
Blogger Pedro Henrique said...

O tempo passa, a cabeça muda, a forma de encarar o mundo muda... as músicas mudam... enfim, um efeito que passa pela vida de 98% das bandas do cenário mundial. E, diga-se de passagem, o Titãs realmente não é mais aquele.

janeiro 16, 2006 11:33 PM  

Postar um comentário

<< Home