terça-feira, outubro 31, 2006

Sambando

Show de bambas do samba mal divulgado no Clube de Campo Associação Atlética Guapira. Sexta-feira, estávamos lá com meia dúzia de gatos pingados, prestigiando atrações como Exaltasamba, Mauro Diniz, Arlindo Cruz e Monarco da Portela. Curti bastante o evento, dancei um pouco e devo tirar o chapéu para o Arlindo Cruz, que é realmente um cara que sabe animar a galera (e que já subiu ao palco animado, munido de um copo de uísque).

De quebra, retornei ao Guapira (http://www.ccaaguapira.com.br/) depois de muito tempo. Com o achatamento do padrão de vida da classe média paulistana, causado pelos 12 anos de governo FHC/Lula, taxas de manutenção de títulos de sócio de clubes de campo são coisas superadas, fora do orçamento familiar. Então nunca mais nadei naquelas piscinas nem pisei na areia cheia de cascalho da quadra de futebol, nem comemos mais naquelas churrasqueiras na parte de baixo do terreno. Uma lástima, muitas saudades. Mas nem tenho mais paciência pra pegar fila do exame médico mesmo...

Voltando ao show: atrasos no início da apresentação, cansaço de minha mãe (que me acompanhava) e um ar de coisa micada que adensava o salão - por mais que a gente odeie lugares lotados, é estranho também curtir lugares vazios - fizeram com que fôssemos embora às 4 da matina, logo depois de Arlindo Cruz ter mandado subir ao palco um monstro sagrado do samba brasileiro, o Monarco da Velha Guarda da Portela.


Exaltasamba, com Thiaguinho (ex-participante do "Fama") e Péricles dividindo os vocais.




Arlindo Cruz se apresentando sem Sombrinha, que não apareceu porque era de noite (Pedro Henrique-que-que!)



Arlindo Cruz e Monarco (à direita da foto)



Mas por uma questão de justiça psicológica, fui com a Camila ver o mesmo Monarco se apresentar no SESC Consolation hoje, acompanhado pelo excelente grupo Samba Raro. E foi sensacional. Entre uma música e outra, o Mestre fez críticas ácidas à baixa qualidade das letras dos sambas de hoje e disse que só não é expulso do meio do samba porque, a exemplo de Jamelão, se considera um "aposentado". Cantou várias músicas conhecidas dele e de outros autores, como Cartola, Paulinho da Viola e etc. Mas ressalto "Coração em desalinho", uma letra que me comove:


Coração em desalinho
(Mauro Diniz/Ratinho)

Numa estrada dessa vida
Eu te conheci, oh! flor
Vinhas tão desiludida
Mal sucedida por um falso amor
Dei afeto e carinho
Como retribuição
Procuraste um novo ninho
Em desalinho ficou o meu coração
Meu peito agora é só paixão
Meu peito agora é só paixão
Tamanha desilusão
Me deste, oh! flor
Me enganei redondamente
Pensando em te fazer o bem
Eu me apaixonei
Foi meu mal
Agora
Uma enorme paixão me devora
Alegria partiu, foi embora
Não sei viver sem teu amor
Sozinho curto a minha dor.



Êta vida...

5 Comments:

Blogger Vida Bandida said...

huahauahau... essa Lili num presta!
Sambinha mais ou menos hein.. tua cara. Aqui não tem dessas.. ou até tem e não dou noticia.
Pra me deixar muuuuito feliz da vida quem tá vindo pra k este findi é nada mais nada menos que MUNDO LIVRE S/A. Aff.. maravilha!
Bjão!!

outubro 31, 2006 3:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

É... o samba de verdade acaba caindo no esquecimento... e sobra esses pagode fiasco!!! =/

outubro 31, 2006 6:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não vou comentar pois classifico seu anúncio via e-mail como spam e eu não respondo spam!

outubro 31, 2006 7:00 PM  
Blogger A. Diniz said...

Samba de raiz é que nem terrorismo. Vai, faz uma coisa do caralho que despertam a atenção da mídia para o true pagode, depois some para debaixo da terra. Veja as úlitmas: Jorge Aragão, Dudu "Cirilo" Nobre, Jessé Pagodinho na gafieira, enquanto os baluartes ficam fora do mainstream.

Melhor assim.

novembro 03, 2006 12:16 AM  
Blogger Pedro Henrique said...

Bela piada. Velha, mas boa!

novembro 04, 2006 9:27 PM  

Postar um comentário

<< Home