sexta-feira, setembro 26, 2008

Uma reflexão incômoda

Sabe o que é tristeza?
É pensar que as pessoas são voláteis. Num dia, são parte essencial da tua vida e você não consegue imaginar como seria sem elas. No outro, simplesmente elas se foram. Por variados motivos, se vão. Muitas vezes, vão cuidar das próprias vidas e te viram as costas. Aí pensam consigo mesmas, como que para aliviar a consciência, que você também as deixou pra trás, confinadas nos recônditos gostosos da lembrança. Mas não, nem todo mundo deixa pra trás. Algumas pessoas carregam os amigos e os inimigos pra sempre, num fardo que acaba sendo muito pesado, posto que é doído.

E sabe o que é pior? É pensar que, durante a tua vida, somente uma pessoa te seguirá para sempre: você mesmo. Falo por mim: há 24 anos eu convivo com esse cara esquisito que sou eu mesmo. Estou realmente enjoado de mim. Cansado de mim. De o tempo todo ter que viver os meus problemas, às vezes me sentindo muito sozinho. E, mais do que isso, estou enjoado de manjar os meus defeitos. De saber onde eu vou acabar pisando na bola. De ter a certeza que não posso fazer como as outras pessoas e me despedir de mim mesmo. Eu estou condenado a me aturar, pelo resto da minha vida. É como um daqueles casamentos fracassados, como o casamento dos meus pais. Eu tenho que tentar ser feliz, só que comigo mesmo.

Estou sendo implacável na autocrítica? Talvez. Mas vocês não sabem como é conviver comigo o tempo todo. Não é um mar de rosas, um céu de brigadeiro. Não há amor próprio que compense tamanha encheção de saco. Mas é isso mesmo. Tenho que me conformar de saber que a roda viva vai carregar tudo pra lá. Só restarei eu mesmo. Eu comigo mesmo. E é assim que é.

2 Comments:

Blogger well souza said...

Triste é pensar.
Não que agir melhore as coisas, mas enquanto se está em ação a adrenalina e a concentração inimibem o devaneios... e canse bastante seu corpo, para que o sono do esgotamento vença os pensamentos soturnos.
Mas sei que aconcelhar é fácil.

outubro 01, 2008 5:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Também não gosto muito de minha companhia. quando estou sozinho, penso tanto em outras coisas mais importantes que eu mesmo que acabo me servindo de péssima e descartável companhia. A única coisa que me conforta é que tenho quase a certeza de que um dia me aprontarei uma grande sacanagem, ficarei tão puto comigo mesmo que vou me dar uma rasteira daquelas, pra ver se eu me olho de frente, por mais que não goste do que venha a enxergar...

outubro 07, 2008 3:55 PM  

Postar um comentário

<< Home