sexta-feira, julho 14, 2006

Da série: Soundtracks Fodásticos

Todo mundo já assistiu, pelo menos uma vez na vida, Forrest Gump. O filme dispensa apresentações e comentários acerca de sua qualidade.



O que nem todo mundo tem é um cedêzinho duplo contendo sua excelente trilha sonora, com vários clássicos da música norte-americana do período retratado na estória.



Bom, eu tive a sorte de encontrar esse cedê dando sopa na casa da minha tia e peguei "emprestado" para dar uma conferida nas faixas. Já que gosto tanto do filme, porque haveria de não gostar das músicas?



Mas, - devo confessar - um grande defeito meu é não ter lá muito saco para ouvir um álbum inteiro. Então ia pulando faixas, ouvindo só as que eu já conhecia. E nisso lá se ia mais da metade do cedê sem ouvir. Felizmente, recentemente, "a luz de Cristo entrou na minha vida" e resolvi sossegar o facho e ir degustando melhor as canções. E fui achando uma graça escondida em cada uma delas (conste que, o fato de não saber falar nada de inglês prejudica muito minha apreciação de músicas nesse idioma, pois se a melodia não for tão boa mas a letra compensar, nunca ficarei sabendo).



Enfim, hoje considero esse disco como um dos invendáveis e "imprestáveis" - como diria o lendário Vicente Matheus - da "minha" coleção. Digo que não o empresto porque, sabe-se lá se não terei um dia um sobrinho filho da puta para levá-lo e não devolvê-lo mais.



Recomendo portanto, aos amantes de boas trilhas sonoras, pelo menos uma audição deste trabalho. Na minha modesta opinião, vale a pena.



Ah sim, uma última observação: para quem gosta da série "Anos Incríveis", cujo contexto histórico (época e local) é o mesmo que o retratado no Forrest, a trilha do seriado é também semelhante a do filme, com predominância de rock norte-americano. Músicas como "Respect", de Aretha Franklin e "For What It's Worth" do Buffalo Springfield aparecem na trilha das duas produções, assim como alguns artistas: The Doors, The Supremes, etc.











CD 1


1. Hound Dog - Elvis Presley

2. Rebel Rouser - Duane Eddy

3. (I Don't Know Why) But I Do - Clarence "Frogman" Henry

4. Walk Right In - The Rooftop Singers

5. Land Of 1000 Dances - Wilson Pickett

6. Blowin' In The Wind - Joan Baez

7. Fortunate Son - Creedence Clearwater Revival

8. I Can't Help Myself (Sugar Pie Honey Bunch) - The Four Tops

9. Respect - Aretha Franklin

10. Rainy Day Women #12 & 35 - Bob Dylan

11. Sloop John B - The Beach Boys

12. California Dreamin' - The Mamas And The Papas

13. For What It's Worth - Buffalo Springfield

14. What The World Needs Now Is Love - Jackie DeShannon

15. Break On Through (To The Other Side) - The Doors

16. Mrs. Robinson - Simon & Garfunkel



CD 2



1. Volunteers - Jefferson Airplane

2. Let's Get Together - The Youngbloods

3. San Francisco (Be Sure To Wear Some Flowers In Your Hair) - Scott McKenzie

4. Turn! Turn! Turn! (To Everything There Is A Season) - The Byrds

5. Medley: Aquarius/Let The Sunshine In - The Fifth Dimension

6. Everybody's Talkin' - Harry Nilsson

7. Joy To The World - Three Dog Night

8. Stoned Love - The Supremes

9. Raindrops Keep Falling On My Head - B.J. Thomas

10. Mr. President (Have Pity On The Working Man) - Randy Newman

11. Sweet Home Alabama - Lynyrd Skynyrd

12. Running On Empty - Jackson Browne *

13. It Keeps You Runnin' - The Doobie Brothers

14. I've Got To Use My Imagination - Gladys Knight & The Pips

15. Go Your Own Way - Fleetwood Mac *

16. On The Road Again - Willie Nelson

17. Against The Wind - Bob Seger & The Silver Bullet Band

18. Forrest Gump Suite - Alan Silvestri



Se tu ficou com vontade de ouvir o álbum mas não quer comprar nem baixar na net, eis os links para escutá-lo na Rádio UOL:

Disco 1: http://app.radio.musica.uol.com.br/radiouol/linklista.php?nomeplaylist=001024-8%3C@%3EForrest_Gump_-_Soundtrack_-_disco_1_&opcao=umcd

Disco 2: http://app.radio.musica.uol.com.br/radiouol/linklista.php?nomeplaylist=001025-0%3C@%3EForrest_Gump_-_Soundtrack_-_disco_2&opcao=umcd



***

Sobre minha ausência:
Estive vários dias sem atualizar meu blog. Explicação simples: crise de criatividade. Tenho aliás, muito medo de que o poço, que nunca foi lá muito suprido, esteja secando de vez.

Pra piorar, viajei pra Bauru, refleti sobre várias coisas, voltei e escrevi um textinho meio chinfrim para este espaço. Tudo pronto, tudo muito bonito, apertei o botão PUBLICAR POSTAGEM. Estava aqui esfregando as mãos, esperando o serviço se completar a contento, quando meu querido PC travou. Mas travou do jeito mais filha-da-puta possível, de modo que nem um control C + control V providencial eu pude dar. Bom, esse tipo de coisa só me emputece e me desanima ainda mais de mexer com esse negócio de blog, que já foi melhor e agora tá uma bosta, porque não consigo mais escrever e nem todo mundo tem mais saco pra ler.

Mas enfim, pros que ainda leêm, taí uma explicação para tão prolongada ausência. E, assim que der, eu posto alguma coisa mais voltada à literatura, já que pra crítica artística-cultural eu sou desembasado e só publico o que eu curto.

Saudações, povo do Brasil!

3 Comments:

Blogger Mila said...

Vou escutar essa trilha ai.
Rafa, não pare de postar... eu sou sua fã poxa

julho 14, 2006 3:53 AM  
Blogger Pedro Henrique said...

Excellent Soundtrack!!!!!!!!

julho 14, 2006 8:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que bom que vc voltou a postar aqui. Achei que tinha sido acometido por uma crise de akamine e decidido dar cabo de seu blog... hahahahaha
O filme é bom, vou ouvir a trilha sonora.
Bjus lindo!

julho 16, 2006 5:21 PM  

Postar um comentário

<< Home